Os chicharrones são feitos com carne de porco de partes diversas (mas sempre com bastante gordura). Uma vez feitos têm a aparência de uma carne muito pequena ou desfiada misturada com algo de gordura e de cor café com leite. Podem ser conservados perfeitamente por vários dias em lugar fresco (refrigerador). Só, em empanada ou simplesmente em sanduíches, eles são deliciosos... e temperados, melhor... passando um pouco antes pela panela. Eles requerem uma certa experiência, mas está ao alcance de qualquer um prepará-los.
ingredientes:
800g de carne de porco, filé ou lombo
um pacote pequeno (300g) de chuño (batata preta desidratada)
um pacote pequeno (300g) de mote (milho branco de grãos enormes)
duas colheres de sopa de cominho
1/2 xícara de amendoim triturado ou 2 colheres de sopa de pasta de amendoim
1/2 xícara de vinho tinto
pimenta malagueta
modo de preparo:
Comece por colocar o chuño e o mote para cozinhar em água salgada, em duas panelas diferentes. Os dois precisam cozinhar em água fervente por mais ou menos 25 minutos, ou até que fiquem macios.
Em uma terceira panela, coloque um fio de óleo ou de banha, e deixe dourar o porco cortado em pedaços bem grandes (conte que uma pessoa vai comer um ou dois pedaços), mexendo para que doure por igual de todos os lados. Em seguido, adicione o vinho tinto, o cominho, a pimenta, a pasta de amendoim, uma pitada de sal e uma xícara de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos, acrescentando mais água se secar muito.
Quando o porco estiver bem cozido, sirva acompanhado de chuño e mote. Simples assim!
0 comentários:
Postar um comentário