terça-feira, 19 de agosto de 2014
leitoa à pururuca
Published :
14:05
Author :
Paula ciccio
ingredientes
1 leitoa de 6 a 7 quilos
Pimenta do reino
Pimenta cumari
1 Limão cravo
Cheiro-verde
Sal com alho
Alho Óleo
Vinagre
modo de preparo:
Como escolher uma boa Leitoa:
Procurar entre amigos que conheçam criadores, deve-se escolher a leitoa no chiqueiro. Nada de leitoa gorduchona ou velha. Tem que ser criada da forma tradicional. A carne terá outro sabor. E a vantagem de não acumular gordura.
Detalhe:
A leitoa deve ser morta na véspera. E muito bem lavada, com pêlo bem raspado. Além disso, é preciso passar limão cravo por toda a pele da leitoa, para tirar gostos e cheiros. Ao passar o limão cravo, esfregar muito bem para terminar a limpeza direito.
O tempero:
Nada complicado. Uma "marinada" resolve bem. Usar limão, cravo, vinagre, sal, cheiro-verde, pimenta-do-reino e pimenta cumari vermelha bem curtida. Pode pôr vinho branco, se gostar. Fazer o tempero em uma bacia funda, e colocar a leitoa de "molho", depois de passar o caldo por toda a extensão da carne. Deixar dormir na geladeira, depois de cobrir com papel alumínio. Se quiser vedar melhor, pode ainda embrulhar em saco plástico grande, para não dar cheiro".
Recheio:
Fazer uma farofa boa para rechear a leitoa: pode usar farinha de milho, bacon, azeitonas, ervilhas, milho verde, ovo cozido. Pode misturar também ameixas pretas e passas, se gostar do sabor doce com o salgado. Encher a barriga da leitoa e costurar com linha comum. Preparar uma forma forrada com fatias de batata crua para a leitoa não grudar no fundo. Colocar de barriga para baixo e levar ao forno. Colocar dois ou mais copos da marinada na assadeira. E jogar mais um copo de óleo. Cobrir tudo com papel alumínio e levar ao forno.
Tempo estimado:
Em média, você vai gastar 2 horas e ½ de forno para assar a leitoa. Depende do forno! As duas primeiras horas devem ser em forno baixo. Depois, aumentar a temperatura, para que a carne vá gratinando, além de assando. Tudo depende da temperatura. Vá verificando e controlando, para que a carne não fique crua nem assada demais. No final, retirar o papel alumínio para a leitoa ficar douradinha. Daquele jeito!
Como Pururucar:
Quando estiver no ponto, colocar em uma panela com 1 litro de óleo para esquentar. Quando estiver bem quente, jogar essa gordura sobre a leitoa para sua pele estourar e ficar pururucada. Mas com um bom tempero, e assada no ponto certo, a leitoa não precisa estar "pururuca" para ficar gostosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário