ingredientes:
170 g de manteiga
4 dentes de alho picados
2 kg de filé de cordeiro cortado em cubos de 1 cm
3 cebolas picadas
1 1/4 xícara de vinho tinto seco
1 colher (sopa) de orégano
1 tablete de caldo de carne
1 xícara de ervilha congelada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
12 folhas de massa filo
300 g de queijo do tipo gruyère ralado
Modo de preparo
Em uma panela grande, leve ao fogo médio 120 g da manteiga até derreter e começar a espumar. Adicione o alho e frite até dourar. Junte 1/4 dos cubos de carne e frite por dez minutos ou até perder a cor rosada. Transfira para uma tigela e repita a operação por mais três vezes.
Volte toda a carne à panela. Acrescente a cebola e deixe cozinhar por dez minutos, mexendo às vezes, ou até ficar macia. Regue com o vinho. Adicione o orégano e cozinhe por mais 30 minutos, mexendo às vezes, ou até a carne ficar tenra.
Junte o tablete de caldo e mexa até dissolver. Acrescente a ervilha. Tempere com sal e pimenta. Distribua o cozido entre seis tigelas refratárias e reserve. Corte cada folha de massa filo ao meio e, depois, uma tira de cada pedaço para obter um quadrado de 18 cm de lado, reservando as aparas.
Em uma superfície lisa, para cada tigela, sobreponha quatro camadas de massa filo pinceladas com o restante da manteiga derretida. Polvilhe a carne com o queijo.
Cubra as tigelas com as "tampas" de massa, deixando sobras nas laterais. Corte algumas sobras e decore a torta. Leve ao forno quente (200 oC), preaquecido, por 20 minutos ou até a massa dourar. Sirva quente.
__________________________________________________
FESTIVAL DE TORTAS SALGADAS
__________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário